Diversos produtores de leite do Estado de Mato Grosso realizam, desde o dia 1º de janeiro, uma paralisação na produção por conta do baixo preço pago pelos laticínios. De acordo com os produtores, o valor que vem sendo pago pelo litro de leite não está cobrindo os custos de produção. A baixa remuneração estaria ameaçando a sobrevivência do setor desde o início do ano passado.
Na região Oeste, onde se encontra a maior produção leiteira do Estado, a grande maioria dos produtores suspenderam a produção por causa do não cumprimento de um acordo com os laticínios.
— Leia também: Secretário de Agricultura de Figueirópolis d’Oeste relata “politicagem” ao ser exonerado do cargo
“Estamos paralisados desde primeiro de janeiro, já tem seis dias, porque a indústria aqui está pagando abaixo do que tínhamos combinado. Eles tinham combinado pagar o primeiro ou o segundo melhor preço do Estado, mas já tem 11 meses que estão pagando o pior preço. É por isso que estamos fazendo esta paralisação", disse o produtor do município de Conquista do Oeste, Edivaldo José Pereira.
“Tem 4 meses de período de baixa que estamos na seca e eles continuam pagando o pior preço para nós aqui na região Oeste, que é a maior produtora do Estado”, completou.
A associação dos produtores de leite da região oeste de Mato Grosso... APLO-MT, emitiu comunicado de apoio a manifestação pacífica e dentro da legalidade. "Lembramos aos produtores e indústrias que essa entidade está aberta ao diálogo e se mantém a disposição de todos para buscar minimizar o impasse e reaver o preço justo para nosso produto, o leite", disse o presidente da APLO-MT, Luciano Rodrigues.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Agosto é marcado pela campanha nacional voltada à conscientização e combate à violência contra a mulher.
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (14), a Operação Datar, para cumprir 67 ordens judiciais e desarticular um complexo esquema criminoso voltado à lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas. A operação é resultado de uma investigação qualificada de longo prazo, realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), que identificou movimentações financeiras milionárias...
Termina nesta sexta-feira, 15 de agosto, o prazo para que os diretores de saneamento dos municípios enviem os dados referentes ao manejo de resíduos sólidos e à limpeza urbana, com ano-base 2024. O comunicado é da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal). Os diretores deverão seguir os critérios estabelecidos na Norma...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.